terça-feira, 2 de março de 2010

Projeto Leitura na educação infantil


Introdução
A escola possui uma sala ambiente com riquíssimo acervo de livros da Literatura Infantil.
Acreditando na importância do incentivo desse espaço, desenvolveremos o Projeto Sala de Leitura.
Ler para as crianças revela as múltiplas possibilidades que os textos oferecem. As crianças conhecem narrativas, lugares, personagens e autores e têm a oportunidade de se encantarem com a leitura.
O ato de ouvir e contar histórias contribui e oferece ao desenvolvimento infantil várias possibilidades de aquisição de conhecimentos. Somente iremos formar alunos que gostem de ler e que tenham uma relação prazerosa com a literatura se proporcionarmos a elas, desde muito cedo, um contato frequente e agradável com a leitura como prática social, ensinada em situações em que a turma toda participe, comentando o que foi lido, levantando e explicitando hipóteses, debatendo idéias.
Atitudes como essa compõem o chamado comportamento leitor, capaz de ser desenvolvido desde muito cedo com a ajuda dos mais experientes.
A figura de pais e professores é fundamental, pois eles assumem o papel de condutores de seus ouvintes para um mundo fantástico.
Ao efetuar essa ação aparentemente banal, o interpretante informa à criança que essas marcas têm poderes especiais: basta olhá-las para produzir linguagem.
As turmas serão divididas entre os períodos da manhã e da tarde, em que cada uma terá seu dia e horário específicos de acordo com a rotina pré estabelecida. As crianças participarão de atividades diversificadas de leitura, preparadas e planejadas com antecedência, de acordo com a faixa etária e conteúdos pertinentes.

Objetivos

ü Estimular o interesse pela leitura de diferentes portadores de textos;
ü Estimular a leitura a partir das imagens que apresentam;
ü Diferenciar imagem de escrita;
ü Favorecer o aprimoramento da expressão oral e gestual, comunicação, atenção,percepção, discriminação, criatividade, etc.;
ü Favorecer a interação escola X família levando livros para serem lidos em casa, bem como o cuidado e responsabilidade com o mesmo;
ü Ampliar o vocabulário;
ü Oportunizar a formação de sequência lógico-temporais;
ü Interpretar, concluir e levantar hipóteses;
ü Permitir a livre-expressão do que a criança ouve, vê, sente, pensa, imagina, gosta, etc.;
ü Estimular a reflexão de um mesmo texto ou história;
ü Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas;
ü Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros;
ü Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos e tirinhas em quadrinhos;
ü Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito.

Estratégias
Ø Selecionar a leitura com antecedência, preparando o ambiente de acordo com a proposta;
Ø Em algumas leituras, caracterizar-se de acordo com a história para criar maior aproximação da criança ao mundo da fantasia;
Ø Dar vida aos personagens através de objetos, fantoches, cartazes, etc.;
Ø Fazer com as crianças produções artísticas para representar determinadas leituras;
Ø Uso do nome como identificação pessoal para registro dos livros lidos;
Ø Empréstimo de livros;
Ø Utilizar jogos a partir das histórias lidas para desenvolvimento de diferentes conteúdos;
Ler, ler, ler, ler

3 comentários:

  1. essa iniciativa é muito eficaz,pois sabemos que é de fundamental importancia despertar o habito pela leitura nas crianças,só assim ela sera adultos leitores criticos

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  2. Parabéns pelo trabalho e pelo nosso dia!!! Já estou te seguindo, passa lá no meu cantinho, espero a sua visita. bj.

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  3. Amei, Tati, parabéns pelo lindo trabalho...

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